segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de Julho, Santo Elias (profeta)

Santo Elias é uma das figuras bíblicas mais entrigantes. Ardente de Zelo pelo Senhor Deus, cujo culto era conspurcado em Israel pelos idólatras, Santo Elias não hesitou em degolar 450 sacerdotes de Baal. É considerado pai espiritual da Ordem carmelitana e precursor da devoção à Santíssima Virgem séculos antes de Ela ter nascido. Estava em companhia de Santo Eliseu, seu discípulo perfeito e continuador, quando um carro de fogo, puxado por cavalos também de fogo, o arrebatou aos céus. Deverá voltar no fim do mundo para enfrentar o Anticristo.
Elias foi, diz São Bernardo, “modelo de justiça, espelho de santidade, exemplo de piedade, o propugnador da verdade, o defensor da fé, o doutor de Israel, o mestre dos incultos, o refúgio dos oprimidos, o advogado dos pobres, o braço das viúvas, o olho dos cegos, a língua dos mudos, o vingador dos crimes, o pavor dos maus, a glória dos bons, a vara dos poderosos, o martelo dos tiranos, o pai dos reis, o sal da terra, a luz do orbe, o Profeta do Altíssimo, o precursor de Cristo, o terror dos baalitas, o raio dos idólatras” (De Consideratione, lib. IV, in fine, apud Cornelii a Lapide, Commentaria in Scripturam Sacram, In Librum III Regum, Cap. XVII).



2 comentários:

LetiSchweig disse...

Qual seria ato devocional praticado por Elias que o levou ser considerado precursor da devoção à virgem?

Pe. Henrique Nascimento, sjs disse...

Cara Letícia,

O texto desta postagem não é de minha autoria. Possivelmente devo ter extraído este dado hagiográfico de algum site que conte a vida dos santos. Evidentemente, não há um ato de devoção explicitamente feito por Elias à Virgem. Visto que ele viveu 9 séculos antes de Maria e de Cristo. Logo, não podemos interpretar a afirmação de que Elias foi precursor da devoção mariana de forma literal. Percebemos, contudo, que a afirmação feita no dado hagiográfico é relativa a Devoção Mariana feita pela Ordem dos Carmelitas que nasceram no Monte Carmelo onde viveu o Profeta Elias. Na História, Maria é tida como a "Virgem Flor do Carmelo". Achei este trecho:

“Segundo os profetas (antigos escritos da Ordem?), os Frades do Carmelo nasceram especialmente para venerar à Santíssima Virgem Maria... E posto que [a Virgem Maria] é honrada e pregada através do Carmelo, convém que no Carmelo, dado a ela, exista os carmelitas que a venerem de um modo especial. E assim foi na antiguidade. Na realidade as profecias se compreendem à luz dos acontecimentos... Quantos profetas e reis estiveram no Carmelo rendendo honras à Senhora do lugar, a bem-aventurada Maria! Para continuar o culto à Virgem Maria em seu Carmelo, nasceu a Ordem dos Irmãos do Carmelo. Porque o culto celebrado nos lugares dos santos é tributado primeiro a Deus e depois aos próprios santos... Mas também se todos aqueles que deveriam ser salvos na época dos profetas honraram ao futuro Filho da Virgem Maria..., com muito maior razão os religiosos do Carmelo, venerando no tempo de Elias e Eliseu aquele que havia de vir, instauraram no Carmelo sua Ordem da bem-aventurada Maria... Consequentemente é para este culto que tiveram origem” (Speculum de institutione Ordinis, cap. I; texto latino também em Élie, II, p. 42-43).

Ademais, não posso esclarecer suas dúvidas em profundidade, pois não sou da Ordem Carmelita.

Obrigado pela pergunta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...