sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O valor do silêncio

Algo que tenho experimentado estes últimos tempos é o valor da soledade e do silêncio. Sobre este último, um amigo fez uma reflexão que penso valer a pena publicá-la aqui:

"O silêncio valoriza as palavras e as purifica. Dizem que o silêncio vale mais que mil palavras, de fato é verdade. No silêncio percebemos a maneira correta de agir. O silêncio prepara um mundo através da palavra que vem após o silenciar.
Dizia Drmmond: "o poeta deve demorar e conviver com o poema no silêncio para depois publicá-lo".
O silêncio porém, não é tão somente ausência de palavras, é interiorização, é reflexão, é oração.
Muitas vezes temos medo de silenciar, porque descobrimos o quanto o nosso interior é barulhento, e esse conflito por vezes nos incomoda, às vezes é melhor permanecer no barulho constante. Mas o homem que não sabe silenciar não é conhecedor de si mesmo e de sua realidade, e por isso vive num incomodo constante.
Uma palavra é muito mais que uma palavra. Porque a palavra sempre é fruto de um pensamento, de uma reflexão. Isso é regra da linguistica portuguesa, a palavra é fruto do pensamento. Numa palavra está contido o coração que se expressa.
Deus fez o mundo através da Palavra, talvez você se recorda na catequese quando se fala da criação (Deus disse, faça-se o céu, a terra, os animais...). Esse "Deus disse" quer dizer justamente que a criação do mundo veio através da palavra. Mais adiante, quando Deus Pai envia Jesus, o que aconteceu? A Palavra se fez carne e habitou entre nós. Enfim, o agir de Deus é pela Sua palavra que é fruto do seu pensamento, da Sua intenção de salvar a humanidade.
Saiba que você é colaborador de Deus nesse projeto contínuo de salvação, e um “mundo” pode ser criado através da Sua palavra.
Mas para isso é necessário silenciar, criar uma intenção, um sentido positivo, de amor, de alegria, então Sua palavra será "poderosa", capaz de transformar o mundo.
Num mundo tão imediatista e apressado, as pessoas precisam redescobrir o valor do silêncio".



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...