domingo, 4 de outubro de 2009

Outubro: mês MISSIONÁRIO!

São Francisco Xavier
Santa Teresinha do Menino Jesus.


"A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe." (Mt. 9,37-38).

O Evangelho da última quinta feira nos fez refletir sobre a perspectiva da Missão. Missão esta, confiada não só aos grupo seleto dos doze, mas também a um grupo maior, de 72 discípulos. E para estes missionários, o Senhor Jesus idealiza um modelo:
  • O missionário profetiza não só com palavras, mas com a vida, não tendo preocupações com o futuro e, levando uma vida de austeridade e pobreza;
  • É interessante ressaltar a atitude para com aqueles os quais os hospedará, que expressa o "ser prergrino" do missionário do Evangelho. Pois desde o início, o cristão é aquele que está no CAMINHO (IGREJA), rumo ao Reino de Deus.
Antes de lhes fazer o envio, Jesus lhes dá uma outra ordem: "Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe", o que significa que também eles, para obter sustento para a missão, são chamados a um diálogo com o Dono da messe, que é Deus. Isto é, que também eles deveriam orar e, por que também não dizer Contemplar ao Senhor?
Pois é a partir deste contato íntimo com Deus que eles serão imbuídos deste espírito missionário e evangelizador que lhes propiciará o ardor missionário necessário. Foi este mesmo espírito que conduziu santa Teresinha a ser missionária na contemplação, oferecendo-se como holocausto de amor por todos os que nunca ouviram falar de Jesus.
Por isso, a nossa "MISSIONARIEDADE" é composta de duas facetas exemplificadas pelos patronos da Missão:
  • SER ATIVOS NA CONTEMPLAÇÃO (Santa Teresinha do Menino Jesus).
  • e SER CONTEMPLATIVOS NA AÇÃO (São Francisco Xavier).
Neste mês missionário, peçamos ao Senhor da messe que conceda a cada um de nós, como cristãos batizados, este mesmo espírito missionário e evangelizador necessário para perseverarmos no Advento do Reino de Deus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela publicaçao, breve e profunda. Q neste mes os missionarios de todo o mundo (inclusive nòs) possamos receber as graças deste exemplos de missao, como foi muito bem expresso na publicaçao acima.
Frt. Inacio da Trindade,sjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...