domingo, 17 de janeiro de 2010

II domingo do Tempo Comum: "Fazei tudo o que Ele vos disser!"

Evangelho (João 2,1-11)


O Evangelho de hoje nos remonta ao primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná. Evento que é connhecido por todos nós, logo, não gostaria de deter-me nele. Gostaria de concentrar a atenção sobre dois aspectos ligados entre si.
O trecho do Evangelho termina com esta frase: "Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele" (Jo. 2, 11). Os discipulos creram porque viram os sinais prodigiosos cumpreidos pelo Mestre, não obstante, para alguns dentre eles isso não foi o bastante. Pensemos no comportamento de Pedro que chegou até mesmo negar o Senhor. Me vem à mente a frase que Jesus diz a Tomé, logo depois da Sua ressurreição: "Porque me viste, acreditaste. Felizes os que, sem  me terem visto, crerão" ( Jo 20, 29). Devemos tomar para nós esta exortação. Não tivemos a possibilidade de ver Jesus em "carne e osso", não O vimos operar milagres, mas sabemos que o Senhor nos prometeu que se confiarmos n'Ele não seremos decepcionados.
Certamente isso não é tão simples, frequentemente a vida nos reserva momentos de desconforto, nos quais tudo parece perdido. Mesmo que tudo tenha perdido o sentido, recordemos que Deus JAMAIS nos dá "as costas" e, talvez naquele momento não compreendamos o porquê desses acontecimentos, mas tudo faz parte dos desígnos que o Senhor tem para nós. E mesmo as coisas negativas contribuem para formar a pessoa que somos.
Que Maria seja para todos nós um exemplo da verdadeira fé. O segundo aspecto é a frase que Nossa Senhora dirige aos serventes: “Fazei o que ele vos disser” (Jo.2,5). Deus nos ama e não pode permanecer contra nós. Ele sabe também que somos homens, por isso, compreende e perdoa os nossos erros. O Senhor jamais nos deixa sozinhos. Procuremos não abendoná-lo. 
Extraído do blog italiano:





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...