quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carta de Dom Bruno Forte ( Arcebispo de Chieti-Vasto-Itália) aos padres jovens: os cinco desafios ao sacerdócio.

Esta carta que transcrevo abaixo foi publicada em italiano pelo Arcebispo Dom  Bruno Forte, escritor e teólogo. Achei muito propícia para este encerramento do Ano Sacerdotal. Leiam com atenção!


Queridos sacerdotes jovens, 

 Na preparação para este encontro com vocês, eu tentei pensar de alguns dos desafios em nossas vidas como padres, inevitavelmente, ocorrer mais cedo ou mais tarde. 
A lista é apenas indicativa, e pesca na memória de experiências pessoais e coletivas. Apresento a vocês com a única intenção de entender o que isso significa para cada uma dessas situações existenciais das palavras de Jesus: "Vinde mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Pegue o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa vida. Porque o meu jugo é suave eo meu fardo é leve "(Mt 11,28-30). 
 O primeiro desafio que vem à mente é a solidão do sacerdote, na verdade, ele é levada  em conta desde o início da nosso chamado e tem um sabor belo  e positivo. Solidão para nós que conhecemos Jesus não é tanto a ausência dos homens, como há Deus: um ser seqüestrado pela luz do Seu rosto, tentando ainda, um desejo de estar com ele e para deixá-lo trabalhar a partir daí, mas também um amargo solitário quando você pensa que a advertir ninguém entende ou é capaz de um mínimo de gratidão por aquilo que são e que fazer. É a solidão que faz você se sentir o preconceito de alguns, a maldade dos outros - por vezes Igreja em nosso mundo - a atitude daqueles que parecem repreender o auto-serviço como escolha não ter uma esposa ou filhos perto da carne. Às vezes você pesar tudo isso, outras Às vezes, você recebe um preço deve ser pago a uma forma de vida, certamente "contra". Embora sempre lembrar que sua solidão é habitada por Jesus: Ele que viveu, diz: "Venha mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. " Dê-lhe a experiência de solidão da paz ricos e amargo, deixá-lo fazer tanto tempo para viver graça: este é o verdadeiro caminho para andar e viver na solidão como uma condição de graça da generosidade e da verdadeira liberdade. Você nunca vai estar sozinho, se você conhece Jesus ao seu lado! 
Um segundo desafio que vem à mente é a sensação de desânimo e frustração 
às vezes leva-nos a cara de mau desempenho ou até mesmo falhas do nosso ministério.
 
Há momentos em que você sente como batendo no ar, fadiga em vão: durante os momentos de fadiga eo peso dos outros aparecerão muito grande. Como muitas esperanças e desejos insatisfeitos! Valor esperado do bem cai em saco rompido! No entanto, Jesus nos diz:: "Vinde a mim todos vós que cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. " Nós no resto ele: "Vamos embora por si mesmos em um lugar deserto e descansai um pouco "(Mc 6:31). Às vezes leva um pouco de repouso físico saudável: mas só na amizade com Jesus, na experiência prolongada oração e na escuta, atingir a fonte do nosso coração anseia por descanso. "Você fez o nosso coração para você e inquieto enquanto não repousar em ti ", Agostinho nos assegura a falar por experiência própria. 
Confie no Senhor, a esperança nele e as forças de retorno e entusiasmo: "Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças, colocar asas como águias correrão, e não se cansarão, não andam e fraco "(Isaías 40,31). Não esqueça que os frutos do seu ministério e só Deus sabe os Às vezes dá-lo a descobrir os sinais para além de todos os seus computadores e esperando! 

 Um terceiro desafio na vida do sacerdote é o relacionamento com aqueles que lhe foram confiadas: às vezes, Podemos dizer com sinceridade e humildade, algumas pessoas são simplesmente insuportáveis. Algumas pessoas nos tratam como funcionários do sagrado, que exigem a disponibilidade de burocrata cego (supondo lá!), existem aqueles que se inscrever na sua família ou o mundo emocional, como a posse de que fornecer em tempo útil, há quem assalta-nos com a sua necessidade, como culpar culpa se a nossa incapacidade de cumprir o que é exigido de nós. Aqui é importante para aprender sempre e apenas olhando para nosso povo, que Deus nos confiou: isso é olhar com olhos de amor, através dos olhos de um pai que ama seus filhos, independentemente dos seus méritos ou sua doçura real. Deve-se recorrer a ele, Jesus, o Seu exemplo, sua ajuda, "o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário - que não é o pastor e as ovelhas não pertencem - vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge, o lobo ataca e dispersa ... Eu sou o bom pastor ... e dou minha vida pelas ovelhas "(Jo 10,11-15). Não podemos fugir da esforço para ajudar aqueles que pedem para trazer o seu peso. Se todas as boas-vindas com o coração aberto e generoso, outra irá ajudar-nos: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanço. Tomai o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e 
achareis descanso para a sua vida. Meu jugo é suave eo meu fardo é leve. " O fardo de quem 
deu-nos o jugo de Jesus nos leva a uma experiência de refresco e doçura que ele prometeu-nos!  Depois, há o desafio da comunhão com o bispo eo presbitério ao bispo que confiança e obediência prometida, e que independentemente de quem é ou quem é o Senhor 
deu como um pastor. Acima de tudo, o bispo tem o amor de seus sacerdotes, sem o que podia fazer quase nada para o crescimento de seu povo na fé e no amor de Deus entre outros. Como bispo, estou aprendendo mais e mais para o exercício da caridade paterna, a não julgar, tentando entender, valorizar o bem de todos, especialmente cada um dos meus padres. Você também me ajude a ajudar! Rezem por mim e tentar compreendê-las e apoiar-me como eu Eu quero fazer com você. Rezo por vós tão fielmente com todo o meu coração. Peço-lhe que quer 
assim como Jesus nos pediu: "Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como 
Eu vos amei "(Jo 15:12). "Por isso todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor um para o outro "(13:35). Cuide bem do outro. Seja fiel ao nosso nomeações, tentando vivê-las como horas de graça, um espírito de escuta profunda e participação regular e activa. Nós amamos os sacerdotes mais velhos, reconhecendo-lhes tudo de bom gastar as suas vidas pelo Evangelho. 

Livrar-se de ambição, respeito, inveja e ciúmes mesquinhos. Jesus nos pede que ela lhe pediu: "Quem dentre vós é maior será o seu servo, e quem em vez disso você exaltar será humilhado, e humilhar quem será exaltado "(Mt 23,11 s). Nós pedimos para ser assim com ele, o que nos permite viver simplesmente o que diz, "Vinde a mim todos vós que 
cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. "  Finalmente, gostaria de dizer uma palavra sobre o desafio da relação com a família, amizades e afetos: há muitos belos exemplos de verdadeiras relações humanas entre os sacerdotes e os seus e seus queridos amigos, há também riscos e atitudes erradas. Entre estes, a frieza do alguns sacerdotes, que aparece às vezes até desumana e alienante, embora muitas vezes é apenas o resultado da timidez e falta de amor não conhecida desde a infância ou adolescência (Além disso, vou lembrar como é importante a ajuda de uma psicologia livre de preconceitos para ajudar o padre a ser um homem entre os homens, feitos para homens!). Outros tendem Para criar lligações opressivas, sentindo se quase  quase senhores da fé e  do carinho daqueles que são confiados a si. Ambas as atitudes são erradas: deve ser como o ser humano e ao mesmo tempo 
a verdadeira adesão à nossa exclusiva no amor que Jesus tem de separar-se dele: melhor 
morrer, que ofendem gravemente a aliança com Ele!
 Aqui, novamente, é Jesus que vem até nós: 
"Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." É ele que nos amou primeiro 
e ajuda-nos a amar os outros com a verdade ea liberdade só se nos permitirmos ser amado por ele, dar-lhes tempo e coração adorá-Lo com todo o nosso ser, dando-lhe longos momentos antes da Sua Presença sacramental e escutando a Sua Palavra de vida. Então nós vai se sentir em paz e não de substituição pode exercer seu encanto travesso nossos corações eo amor de Deus vivido por Jesus 
 Já expliquei esses pensamentos com facilidade, depois de pensar um pouco 'orou. Agora, eu quero que eles compartilhar comigo, deixando a riqueza do nosso estar juntos multiplica a luz do 
graça que o Senhor quer brilhar em cada um de nós a experiência no coração da nossa 
coração do nosso ministério e para saudar a força libertadora da promessa que Jesus fez aos discípulos que ele tanto ama: "Vinde a mim todos vós que o trabalho e estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Pegue o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e você vai encontrar descanso para a vossa vida. Porque o meu jugo é suave eo meu fardo é leve "(Mt 11,28-30). 



+Bruno, Pai,arcebispo 


04 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...