domingo, 15 de agosto de 2010

Dia 15 de Agosto: Dia da Vocação Religiosa e início da semana de oração pelos religiosos.


São dois os dias em que celebramos a vocação a Vida religiosa, dia 02 de Fevereiro (Apresentação do Senhor e Nossa Senhora da Luz) e no dia 15 de Agosto (Assunção de Maria). Para nós brasileiros, o mês de Agosto é por excelência o mês vocacional. Mas o que vem a ser um Religioso (Frade, Frei, Frater, ou simplesmente Irmão)? O Religioso, seja o nome que use, é chamado a consagrar a sua vida a Deus no serviço do Senhor e do seu próximo. Vivem em Comunidade e possuem tudo em comum. E abraçam os ditos "conselhos evangélicos" ou Votos Religiosos:

"Numa sociedade que privilegia o poder, o(a) religioso(a) responde com a obediência. O voto de obediência é um sinal de que homens e mulheres colocam-se numa atitude de dependência. 

Numa sociedade profundamente erotizada, os religiosos vivem a castidade. O voto de castidade é a oferta oblativa da própria vida. É a entrega da força vital que é a sexualidade a uma causa nobre. Vive-se a castidade canalizando a energia fundamental para as obras proféticas geradoras de vida e de esperança nas comunidades cristãs. 

Numa sociedade em que há apego demasiado às coisas materiais, e em que as pessoas valem por aquilo que elas têm e não por aquilo que são, os religiosos fazem o voto de pobreza para demonstrarem que o 'ter' não é tudo na vida e sim apenas um instrumento. Falar em viver a pobreza, sem ter nada em seu nome, sem buscar ambições, é um sinal profético de contraste para a sociedade que privilegia o dinheiro e o ter coisas. Dedicar-se a Cristo é a melhor escolha!"

Não necessariamente um Religioso é chamado a vida sacerdotal, mas muitos religiosos se tornam padres pela necessidade e urgência do mundo. Como Religioso, admiro muito os Irmãos que são Religiosos (não clérigos) pelo exemplo de humildade e anonimato com que executam seu trabalho. 

O mundo precisa de Religiosos compromissados com a sua Missão: Ser fermento na Massa!
Aprovação Diocesana dos Institutos Missionarios dos Servos e das Servas de Jesus Salvador, outubro 2014.

Parabéns a todos os Religiosos e Religiosas que se ofertam a Cristo todos os dias!




Um comentário:

pvfranciscanos disse...

Que Deus abençoe sempre os religiosos do mundo.
Grande abraço.
Paz e Bem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...