domingo, 28 de novembro de 2010

Comentário do 1º Dom do Advento: Advento é Tempo de Conversão

Neste primeiro domingo do Advento (e também do novo Ano Litúrgico), A Igreja nos propõe um Evangelho necessariamente incomodo [Mt 24,37-44]. Fala do juízo de Deus. Estamos habituados a pensar na alegria da vinda redentora do Senhor, algo muito bonito e verdadeiro, mas quando se trata de pensar no juízo, nós o evitamos. Não queremos nem pensar nele. Começamos hoje a vivenciar o Tempo do Advento, período de expectativa e espera de uma pessoa: Jesus.
 O Evangelho nos convida à conversão. No Advento temos uma grande possibilidade: recomeçar do zero. Nos afastar das atividades cotidianas, onde talvez tenhamos descuidado do Senhor, onde a nossa fé teve altos e baixos, dos quais fazemos deles um habito. “Vou à Missa aos domingos e me sinto em paz com a minha consciência”, mas isto não basta. Somos convidados a converter-nos, a nos questionarmos, devemos construir um relacionamento autentico com o Senhor. Temos uma segurança: Ele torce por nós! O bom Deus deseja a nossa proximidade, mas não nos pressiona, porque nos ama e por isso, nos deixa livres para escolher se aceitamos o Seu amor, ou se prosseguimos sozinhos.
A dica para revertermos esta situação, nos é posta às claras por Jesus no Evangelho: precisamos vigiar, somente assim, quando o Senhor virá, nos encontrará prontos para acolhê-Lo e seguí-Lo.
O que de concreto podemos fazer para que este período de preparação para o Natal traga realmente frutos?
Me vêm a mente duas coisas fundamentais:
1.    ORAR: a oração é um meio que nos permite comunicar com Deus. Orar (ou rezar) não quer dizer somente recitar orações, mas colocar o Senhor no centro do nosso dia, torná-lo participante da nossa vida.
2.    FRAZER FREQUENTEMENTE O EXAME DE CONCIÊNCIA: nos colocar honestamente diante do bom Deus e buscar compreender no que precisamos melhorar, se pedirmos auxilio ao Senhor, Ele seguramente nos ajudará.
Extraído do original em Italiano: http://vangelodelladomenica.myblog.it/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...