sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O GRANDE DESAFIO DOS NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS

1. Falando a um grupo de Bispos do Brasil, em visita “ad limina apostolarum”, em 05/09/1995, em Roma, o Papa João Paulo II destacou o desafio que as seitas significam hoje para a Igreja na América Latina.
Referindo-se às seitas, o Papa disse que na América Latina deparamo-nos “com o grave problema das seitas, que se expandem, como uma mancha de óleo, ameaçando fazer ruir a estrutura de fé de muitas nações...”.
“Certamente a expansão das seitas constitui uma ameaça para a Igreja Católica...” (Redemptoris missio, nº. 50).
2. Afirma o Papa Bento XVI: “Percebe-se, contudo, um certo enfraquecimento da vida cristã no conjunto da sociedade e da própria pertença à Igreja Católica, devido ao secularismo, ao hedonismo, ao indiferentismo e ao proselitismo de numerosos seitas, de religiões animistas e de novas expressões pseudo-religiosas” (Conferência Nacional dos Bispo do Brasil/Pronunciamento do Papa Bento XVI no Brasil. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 63).
3. Nas últimas décadas, vemos com preocupação, por um lado, que numerosas pessoas perdem o sentido transcendental de suas vidas e abandonam as práticas religiosas; e, por outro lado, que significativo número de católicos estão abandonando a Igreja para entrar em outros grupos religiosos “(Documento de Aparecida, nº. 100 f).
4. Segundo o renomado pesquisador Padre Oscar Quevedo, SJ, existem, só no Brasil, mais de 56 mil seitas e religiões (www.clap.org.br).
5. Segundo a revista protestante Eclésia, edição nº. 91, já chegaram ao um total de 17.000 denominações protestantes na Brasil.
6. Pesquisa realizada pelo Projeto Brasil 2010, movimento multidenominacional que incentiva a implantação de igrejas protestantes, calcula que haja cerca de 150 mil templos evangélicos de todos os tipos no país (Defesa da Fé, Janeiro 2009, p. 51).
7. O Brasil é a maior nação pentecostal do mundo. Para cada padre existem quatro pastores. Nascida há apenas dez anos em Sorocaba, interior de São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus já tem mais de 500 templos. Abrindo quase 20 novos templos por semana em todo Brasil (Eclésia, edição 126, p.19).
8. Segundo cálculos apresentados pelo IBGE em seu último censo demográfico, a Doutrina Espírita tem cerca de 20 milhões de adeptos em todo o país, fora outras pessoas que professam o Espiritismo como segunda religião. Houve um crescimento de 40% entre o espaço dos dois últimos censos e, segundo a Federação Espírita Brasileira, estes números transformam o Brasil no maior país espírita do mundo (Revista Espiritismo, edição nº. 8, p.22).
Qual é a nossa resposta diante de tão grande desafio? O Documento de Aparecida responde: “Hoje se faz necessário reabilitar a autêntica apologética que faziam os Pais da Igreja como explicação da fé. Implica, na verdade. A capacidade de dizer o que está em nossas mentes e corações de forma clara e convincente, como disse São Paulo, ‘fazendo a verdade na caridade’ (Ef 4,15)”.   (nº. 229).
“O compromisso missionário de toda comunidade. Ela sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convida-los a retornarem para ela” (DA nº. 225 d).
Milhares de pessoas envolvidas com os Novos Movimentos Religiosos estão oprimidas, deprimidas e escravizadas pelo medo e pela ideologia da teologia da prosperidade. A confusão doutrinária sectária tem feito muitos lares divididos, parentes que perderam a fé e outros destruídos.
O ilustre professor e escritor Dr. Felipe Aquino escreve: “Como dói ver milhões e milhões enganados, abdicando a Luz para viver nas trevas do erro” (Falsas Doutrinas–seitas e religiões, p.120).
Há 20 anos estudo os Novos Movimentos Religiosos e tenho como meta o pensamento do Código de Direito Canônico nº. 1752: “tendo diante dos olhos a SALVAÇÃO DAS ALMAS que, na Igreja, deve ser SEMPRE A LEI SUPREMA”.

Pe. Inácio José do Vale.
Professor de História da Igreja
Especialista em Ciência Social da Religião
Jornal Uma Nova Unção: Fraternidade Jesus Salvador,   Ed. 96.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...