sábado, 19 de março de 2011

Sonho de um menino salva mais de um milhão de vidas!

Acompanhando o blog de Dom Redovino Rizzardo, deparei-me com um artigo que achei muito interessante: "Juventude, caos ou esperança". Ele trazia a história de Ryan Hreljac, um menino canadense, como qualquer outro, se não fosse pelo seu grande sonho:
 Quando completava seis anos, sua professora falou da desnutrição que atinge a maior parte das crianças africanas, levando milhares delas a morrer de fome e sede. Os alunos escutaram comovidos sobre a escassez de água que castigava a metade dos países da África, quando a eles bastava dar alguns passos para que o precioso líquido saísse abundante da torneira durante todo o tempo que quisessem. Ryan logo pensou em fazer algo pelas crianças africanas. Perguntou à professora em quanto ficariam os custos para levar água até elas. Soube, então, que a organização “WaterCan” se dedicava ao assunto e que, na opinião da professora, cada poço custaria em torno de 70 dólares...
Chegando em casa, Ryan correu ao encontro da mãe e lhe disse que precisava de 70 dólares para pagar as despesas de perfuração de um poço para as crianças africanas. A mãe, porém, respondeu que nada lhe daria de graça. Se ele quisesse ajudar essas crianças, deveria conseguir o dinheiro fazendo algumas tarefas a mais em casa – compromisso que Ryan prontamente aceitou.
Depois de um mês de trabalho, ele reuniu os 70 dólares e pediu que a mãe o acompanhasse à sede da “WaterCan” para pagar o “seu” poço. Qual não foi a sua tristeza, porém, ao saber que o custo real da perfuração era de 2000 dólares! A mãe lhe disse que jamais lhe poderia dar essa quantia, mesmo que limpasse cristais a vida inteira...
Ryan não se rendeu. Contagiados por seu entusiasmo, os familiares, vizinhos e amigos deram-se as mãos e, em poucos meses, conseguiram os 2000 dólares. O poço de Ryan foi perfurado em janeiro de 1999, numa localidade do norte de Uganda. A partir daí, apesar de ter apenas nove anos, o menino não parou mais e passou a viajar por dezenas de países em busca de auxílios.
Até agora, Ryan – que completa 20 anos em 31/05 de 2011 – conseguiu financiar em torno de 400 poços. Junto com a água, o jovem colabora também com a educação dos nativos, graças às doações que consegue em toda a parte. No momento, cursa uma faculdade que fará dele um engenheiro hidráulico, para melhor levar adiante a missão que abraçou.
 Ryan é só um exemplo do que cada um é capaz, apoiado no ideal cristão, que chamamos de Regra de Ouro: Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem por você!


Vejam o Site de Ryan: http://www.ryanswell.ca (em português).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...