quinta-feira, 16 de junho de 2011

MAIS EFUSÃO E MENOS PROSAC!

Há quase daz anos, foi publicado um livro nos EUA com um título curioso: “Mais Platão, menos Prozac” de autoria do doutor em filosofia da Ciência, o canadense Lou Marinoff. Confesso que, a pesar de ficar curioso com este título, jamais li este livro.  Mas há algum tempo fui pesquisar na internet e encontrei uma página que fala deste autor na WIKIPÉDIA: A obra destina-se aquelas pessoas que sentem desconfortos em suas vidas que não são tão significativo a ponto de procurar um analista. Assim, Marinoff busca auxiliar (tanto seus pacientes quanto seus leitores) a encontrar uma "filosofia de vida" a qual preencha as lacunas onde não adentram a diagnose, seja da psicologia ou da psiquiatria. Lendo-o, reconhece-se pontos comuns entre as grandes correntes filosóficas, incluindo o budismo e os ensinamentos de Jesus Cristo, embora este não seja citado.


O que me fez refletir bastante sobre isso. Tecnicamente, este autor ensina uma nova filosofia de vida (como se não bastasse as que já existem!) às pessoas que vivem vazias, e desintegradas (fragmentadas) interiormente. Quantas pessoas que se dizem cristãs-católicas  e que vivem assim, vazias e longe de si mesmas, afundadas em psicofármacos e antidepressivos, como o famoso PROSAC, que a nível de curiosidade, afirma em sua bula que existe um alto nível de suicídio em seu uso entre adultos jovens!

Esta semana, tive a resposta para este meu questionamento: no domingo passado, Solenidade de Pentecostes fui a uma Celebração Eucarística de um sacerdote da minha congregação  em uma paróquia da zona sul de São Paulo. No momento da homilia o padre pregou, muito sabiamente, sobre a Pessoa do Espírito Santo: como a presença do Deus Espírito Santo transformou a vida dos apóstolos. Pois de medrosos e ignorantes, passaram a corajosos e sábios homens de Deus. Será esta a resposta qu buscava? A chave para uma vida realmente feliz não seria uma VIDA NO ESPÍRITO? PRECISAMOS TER MAIS INTIMIDADE COM O DEUS ESPÍRITO SANTO, só Ele pode dar aquilo que realmente necessitamos. Chega de teorias ou filosofias de vida! Precisamos é da AÇÃO de quem realmente pode fazer algo por nós. O cristianismo, muitas vezes foi nivelado as estas “filosofias de vida”, mas na verdade não é apenas um modo de se viver, mas o único modo de ter a vida plena.
O que acontece até por nós que nos julgamos muito católicos. Muitas vezes nós limitamos o Espírito Santo a dons, virtudes, carismas, inspirações e revelações, no entanto, o Espírito Santo é Deus e vai muito além de tudo isto, porque ele é Deus, e quando o Espírito Santo transborda, Ele gera em nós a Pessoa do Pai e a Pessoa do Filho, e começa uma obra de divinização. É issa a vontade de Deus, nos dar uma vida plena nos comunicando a Sua Vida divina, nos divinizando. Divinização não significa que nós nos tornamos deuses, mas que o Senhor quer fazer em nós um processo de divinização, o Espírito Santo quer esculpir em nós a imagem de Jesus , revestir o nosso interior e exterior com a imagem de Jesus, que é ser um outro Cristo, ser um outro Jesus. O processo de divinização realizado pelo Espírito Santo, portanto, significa que a imagem e semelhança de Deus que foi corrompida pelo pecado é refeita, significa a realização da obra de redenção, de justificação, de santificação feita em nossa vida. Seremos fortes enquanto vivermos no Espírito. Nossa vida será coesa enquanto vivermos no Espírito. Ela será cheia de poder, enquanto vivermos no Espírito. E somente cheios do Espírito poderemos realizar as mesmas obras de Jesus ou até maiores do que elas (cf. Jo 14,12). Por isso, afirmo que precisamos de MAIS EFUSÃO E MENOS PROSAC!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...