quarta-feira, 10 de agosto de 2011

No mês vocacional, apoiemos o trabalho do Mov. Serra Clube do Brasil e do Mundo!

O Serra teve origem na cidade de Seattle (USA), quando em 1934, o Espírito Santo inspirou a 4 leigos católicos - a idéia de fundar um clube de leigos católicos com o objetivo de cultivar uma verdadeira amizade, como meio de promover a fé e o progresso do catolicismo, minoritário nos EUA.

Em 06/03/1935, foi acatada e aprovada a sugestão do companheirismo John E. Bray de dar o nome SERRA ao novo clube em homenagem ao mais atuante missionário de evangelização americana, Frei Junípero Serra, escolhido também como patrono dos novos clubes.

O Beato Junípero Serra nasceu em Petra (Maiorca) Espanha, aos 24 de novembro de 1713. Com 17 anos ingressou na Ordem Franciscana, e após o ano de noviciado pronunciou os votos trocando seu nome pelo de Junípero, em memória do companheiro de São Francisco de Assis. Contando 56 anos, realizou o sonho de sua vida: levar a fé de Cristo a regiões longínquas. Como superior de um grupo de franciscanos, estabeleceu em 1769 a primeira missão na Califórnia, dando-lhe o nome de San Diego "pedra angular da civilização na Califórnia" São nove as missões por ele fundadas: S. Diego, S. Carlos de Monterrey, Santo Antonio de Pádua, S. Gabriel Arcanjo, S. Luiz O Bispo, S. Francisco, S. João Capistrano, Santa Clara e S. Boaventura. Seu quartel general era Monterrey, visitando a pé todas as missões, que deram origem a tantas importantes cidades. Sua estátua figura na Galeria da Fama do Capitulo, em Washington. Junípero Serra morreu na missão de são Carlos, também chamada Carmelo, a 28 de agosto de 1784, e foi enterrado na Igreja da Missão. Em 25 de setembro de 1988, foi Beatificado por S. Santidade João Paulo II., restando aos seus admiradores, principalmente os membros do Serra, continuarem rezando para que logo a Santa Igreja, possa torná-lo Santo Canonizado e elevado à honra dos altares. Como nosso patrono o Serra adotou o lema: "SEMPRE EM FRENTE, JAMAIS RETROCEDER".

O Serra tem como missão ou "carisma" o trabalho vocacional. Foi suscitado pelo Espírito Santo para esta finalidade. O Movimento Serra nasceu com grande carisma de amar os Sacerdotes, Religiosos e Missionários. Quem pertence ao Serra assume este serviço como tarefa sua, como missão específica sua.

Os objetivos do Serra são: Incentivar e promover as vocações para o sacerdócio, vida religiosa e missionária na Igreja e impulsionar o catolicismo, encorajando os seus membros, pela amizade, formação e oração, a realizarem sua vocação cristã de serviço.


Gostaria de Agradecer o apoio do Movimento Serra Clube de minha Paróquia de origem (Santo Aleixo - RJ) à minha vocação.

Se quiser conhecer mais, veja o vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...