quarta-feira, 19 de junho de 2013

Acorda, gigante adormecido chamado BRASIL!

Sendo um blogue de cunho religioso, sempre evito abordar assuntos que envolvam a política de nosso país. Isto, a menos que seja algo que envolva a fé e a moral! Pois ainda somos a maior nação católica de todo o mundo e, neste sentido, não adianta baterem o pé e afirmarem que o “Estado é laico”. Porque a nossa Nação Brasileira não é.
Nos últimos dias, temos sido surpreendidos com esta “avalanche” de protestos... O que me faz
Caras-Pintadas, 1992.
recordar o Movimento dos Caras-Pintadas de 21 anos atrás (1992). Na época, era apenas um menino de 09 anos, mas me recordo perfeitamente do acontecido. Encontro semelhanças por dois motivos: primeiro, é um movimento de matiz estudantil (em sua maioria); naquele tempo, os estudantes faziam questão de rechaçar a participação de partidos políticos num sinal claro de que os partidos não davam conta das reivindicações (o quem acontecido hoje). Além disso, nossos jovens não lutam apenas contra um aumento de R$ 0,20 na passagem urbana (no caso de São Paulo), mas é algo bem mais profundo: a luta é contra a grande corrupção que existe entre nós desde a época do Presidente Fernando Collor de Melo (e quiçá já bem antes!).
Protesta-se contra um governo hipócrita e corrupto, que segue antigas táticas políticas de governo do Império Romano: Panem et circensis [ludos]  - Pão e circo (diversão)! Vemos que isso é tão real que posso até nominá-los: o “pão” dado se pode chama-lo de bolsa família, bolsa escola, vale gás, e tantos outros paliativos distribuídos “gratuitamente” pelo nosso governo. Já o “circo” é cada uma das megaestruturas bilionárias montadas para Copa do Mundo (apesar de que esses estádios ficarão inutilizados após o fim da Copa). Tudo isso, enquanto nosso povo sofre. Onde cada brasileiro é obrigado a trabalhar quatro meses ao ano somente para pagar impostos e, jamais verá tais tarifas revertidas em benefício da população.
Por isso, há quem diga que “o Gigante (chamado BRASIL) acordou!” Nosso Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer disse*, nesta terça-feira (18-06), ver de maneira muito positiva as
manifestações que têm ocorrido nos últimos dias em diversas cidades do país, classificadas por ele como “o despertar de uma nova consciência política, sobretudo dos jovens”. Disse ainda: “se estas manifestações tiveram início no protesto contra o aumento dos bilhetes de transporte urbano, em seguida elas tomaram orientações várias, e trouxeram à pauta a questão da saúde, da educação, da segurança, a questão das despesas com a Copa do Mundo, as Olimpíadas, das despesas também com o custo da corrupção no Brasil. Elas estão se tornando o momento de dar voz a muitas preocupações latentes no meio da população, muitos anseios e muitas necessidades que não estão sendo devidamente atendidos”.  

Lembremos as palavras do Profeta Malaquias: os lábios do sacerdote guardam a sabedoria (Ml. 2,7). Que as palavras deste nosso Cardeal possuam em si essa sabedoria que vem do Altíssimo. Rogo a Deus que todos esses protestos realizados nestas semanas tragam a tão sonhada renovação e mudança política que tanto precisamos em nossa querida nação brasileira!

* Fonte: G1 Notícias


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...